publicidade
Mapa do Site Anuncie sua empresa Anucie sua oferta Cadastre-se
Sucata de Metais Ferrosos Sucata de Metais Não-Ferrosos Sucata de Plástico Sucata de Papel e Papelão Sucata de Eletrônicos Sucata em Geral
em noticias site todo
30/11/2011 - 16:52 - Por: Ciclo Vivo

Designer turco cria jardim vertical com garrafas PET

A ideia está no projeto de Hakan Gürsu, que busca produzir plantas em um espaço físico mínimo

Um estúdio turco desenvolveu um sistema de jardinagem vertical que permite o cultivo de plantas e flores em tubos feitos a partir de garrafas PET recicladas. A ideia está no projeto de Hakan Gürsu, que busca produzir plantas em um espaço físico mínimo.

O designer Hakan Gürsunasceu em Istambul. Graduou-se na Turquia, na Middle East Technical University, e trabalhou como consultor em arquitetura de interiores e planejamento urbano em Moscou e Tóquio. Hoje trabalha em um projeto sustentável no estúdio Designnobis.

É comum moradores de prédios reclamarem do pouco espaço disponível para cultivar plantas, mas se depender deste projeto isso não será mais problema. Pensado justamente para quem vive em centros urbanos, a ideia surge como uma alternativa prática e eficiente.

O estúdio Designnobis batizou a criação de Pet-Tree. O jardim vertical em formato de tubo ocupa pouco espaço e tem capacidade para produzir em torno de 75% mais do que um horizontal, considerando o mesmo diâmetro.

“Com o uso eficiente de recursos, o Pet-Tree oferece uma oportunidade econômica e competente para o usuário ecofriendly. O processo de montagem do produto é muito simples, assim como seu uso e manutenção”, afirma a empresa em seu site.

Para fazer a estrutura são utilizadas garrafas PET cortadas pela metade e aço inoxidável. Além disso, a peça possui um sistema hidráulico que reutiliza a água da chuva e molha as plantas. A invenção ganhou o International Design Awards em 2010.