publicidade
Mapa do Site Anuncie sua empresa Anucie sua oferta Cadastre-se
Sucata de Metais Ferrosos Sucata de Metais Não-Ferrosos Sucata de Plástico Sucata de Papel e Papelão Sucata de Eletrônicos Sucata em Geral
em artigos site todo

Reciclagem de Garrafas PET

O plástico é um material muito comum atualmente e por ter aplicações diversificadas, é relativamente fácil sua colheta para reutilização, também chamada de reciclagem. Por outro lado, por ser de degradação lenta no ambiente, a reutilização passou a ter um outro viés importante, o da preservação ambiental. 

A partir de 1988, grandes indústrias de bebidas começaram a substituir embalagens de vidro por embalagens de plástico, mais precisamente de polietileno tereflato (conhecido pela sigla PET), as garrafas PET. O PET é um polímero, termoplástico, e foi desenvolvido por volta de 1941, por dois britânicos. Quando foi iniciado o uso de embalagens PET, as garrafas não eram recicladas, o que causou muita poluição ambiental. garrafas PET. Reciclagem de garrafas PET. Reciclagem de PET.

A reciclagem do PET se divide em 3 fases: Recuperação, Revalorização e Transformação.

Recuperação - é a fase em que a embalagem  ou garrafa PET é separada e classificada pela cor para que a se tenha uma cor uniforme no processo; em seguida são prensadas para facilitar o transporte.

Revalorização – nessa etapa o material é triturado, formando flocos, e como tal começa a ganhar valor de mercado e a ser vendido como matéria–prima para as indústrias.

Transformação - é a fase em que os flocos são transformados em material novo. O ponto de fusão do plástico é de aproximadamente 255ºC – 256 ºC.

Atualmente o Brasil recicla quase 50% de toda a produção de PET, um número ainda baixo, pois ps 50% restante levam um longo período para se dissolver na natureza. O custo para se produzir uma nova embalagem ou garrafa PET, utilizando-se as recicladas, é 40% mais barato do que a garrafa com material novo. Artesanato de PET. Reciclagem de garrafas PET.Garrafas de PET.
Além da reutilização para se produzir novas embalagens, o PET também é utilizado para fazer peças artesanais, e até em decoração das cidades em determinadas épocas do ano. Assim, o uso do PET reciclado, além de ter um valor econômico, preservar o ambiente, manter as cidades mais limpas, pode contribuir para tornar os ambientes mais agradáveis.

Curiosidade: para se obter 1 kg de PET são necessários:
-- 16 garrafas de 2.5 litros
-- 20 garrafas de 2.0 litros
-- 24 garrafas de 1.5 litros
-- 26 garrafas de 1.0 litro
-- 36 garrafas de 600 ml.