publicidade
Mapa do Site Anuncie sua empresa Anucie sua oferta Cadastre-se
Sucata de Metais Ferrosos Sucata de Metais Não-Ferrosos Sucata de Plástico Sucata de Papel e Papelão Sucata de Eletrônicos Sucata em Geral
em noticias site todo
15/12/2011 - 18:27 - Por: InfoMoney

Preços da celulose continuam em queda, mas desvalorização perde força

As paradas no mercado da América do Norte possuem um certo impacto negativo no lado da demanada

Os preços da celulose mantêm a tendência de queda no mercado internacional e registram recuo na semana que terminou nesta terça-feira (13), publica a consultoria finlandesa Foex, embora o movimento negativo perca força diante da semana anterior.

Inclusive, o segmento de fibra longa na China marcou ligeira alta de 0,07%, impulsionado pela "boa atividade" compradora em novembro por parte da China e de outros países da Ásia. Além do baixo patamar de preços, a questão da sasonalidade - as compras em novembro costumam ser mais fortes para então declinar em dezembro e janeiro, antes do ano novo chinês - também favoreceu a atividade.

Enquanto isso, no de fibra curta foi revelada uma queda, apesar da redução nos estoques. O aumento de preços praticado pela Fibria, assim como o desaparecimento de ofertas mais baratas no mercado spot e a ameaça de redução na capacidade de celulose livre de madeira não foram o suficiente para elevar os preços no mercado local, ao menos não por enquanto, indica a Foex.

 

Ritmo da queda diminui
Já na Europa, a redução no fornecimento, o aumento na demanda chinesa e nos preços da Fibria, assim como na troca na produção de alguns segmentos da celulose ajudaram a deacelerar o ritmo de queda no segmento de fibra curta.

Por fim, as paradas no mercado da América do Norte possuem um certo impacto negativo no lado da demanada, pelo menos indiretamente, afirma a Foex, apesar de estimar que os custos de produção atuais sugerem que não há mais espaço para novas quedas no mercado local.