publicidade
Mapa do Site Anuncie sua empresa Anucie sua oferta Cadastre-se
Sucata de Metais Ferrosos Sucata de Metais Não-Ferrosos Sucata de Plástico Sucata de Papel e Papelão Sucata de Eletrônicos Sucata em Geral
em noticias site todo
31/10/2011 - 18:42 - Por: Celulose Online

Embalagens carbono neutro de papel já circulam no mercado brasileiro

Case do 1º Simpósio Latino-Americano de Papel para Embalagem evidencia ações do segmento gráfico em busca da economia de baixo carbono

As embalagens carbono neutro de papel já são uma realidade no mercado brasileiro, conforme demonstrou o representante da gráfica Box Print, Sergio Damião, em palestra especializada em papel cartão e micro-ondulado, durante o 1º Simpósio Latino-Americano de Papel para Embalagem, um dos eventos paralelos do 44º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel da ABTCP (Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel), que aconteceu de 3 a 5 de outubro, em São Paulo.

A Box Print é a pioneira e, atualmente, a única empresa do segmento gráfico nacional a ostentar o selo carbono neutro em suas embalagens fornecidas para os setores farmacêutico, cosmético e alimentício. Para isso, a gráfica mapeou, através de um parceiro especializado, todas as suas emissões de GEE (Gases do Efeito Estufa) em processos, no consumo de eletricidade e na logística e transportes.

“A partir dessa quantidade identificada de gases emitidos, adotamos as medidas de neutralização que, basicamente, se refletem em plantio de milhares de árvores periodicamente”, explica ele.

Além dos créditos adquiridos para neutralização via plantio de mudas, a empresa também consegue compensar suas emissões com o seqüestro de carbono em cerca de 10 ha de área reflorestadas e preservadas.

Damião explica ainda que os grandes clientes da Box Print já estão começando a exigir de seus fornecedores ações relacionadas à economia de baixo carbono, e isso deve fazer com que, no curto prazo, outras empresas do segmento gráfico se engajem de forma mais contundente na busca por este Selo Carbono Neutro.