publicidade
Mapa do Site Anuncie sua empresa Anucie sua oferta Cadastre-se
Sucata de Metais Ferrosos Sucata de Metais Não-Ferrosos Sucata de Plástico Sucata de Papel e Papelão Sucata de Eletrônicos Sucata em Geral
em artigos site todo

A História do Papelão


Embalagens de papelãoEm meados do século 19, frágeis folhas de papel foram transformadas em uma superfície rígida, empilháveis em forma de enchimento e utilizada para embalagens de produtos delicados. O produto é conhecido como papelão e foi patenteado na Inglaterra em 1856.

Sua aplicação como forro de cartolas foi patenteada por Albert Jones em Nova York.

Albert Jones ainda inventou o papelão ondulado com folhas de revestimento em ambos os lados e o usou para embalar garrafas de vidro e chaminés.

A primeira máquina para produzir grandes quantidades de papelão foi construída em 1874 por G. Smyth, e no mesmo ano, Oliver Long melhorou o design do papelão produzindo o papelão ondulado que conhecemos hoje. Em 1890 o americano Robert Gair inventou a caixa de papelão ondulada, constituída por peças pré-cortadas, fabricadas em massa, e que eram dobradas em caixas.

Gair descobriu que pelo corte e vinco de um papelão poderia fazer cartões pré-fabricados. Estender o uso desse papelão ondulado foi algo natural quando o material ficou disponível. No início do século 20, caixas de papelão ondulado começaram a substituir os caixotes de madeira e caixas anteriormente utilizados para o comércio. Novas aplicações foram surgindo; entre elas a de Will Keith Kellogg que fez as primeiras caixas de papelão usadas para armazenar cereais e flocos de milho, que mais tardeCaixas de papelão.A origem do papelão. começaram a ser comercializadas para o público em geral com sua própria marca. Isso marcou a origem da caixa de cereais e do papelão como  armazenamento de alimentos, embora nos tempos atuais o saco plástico selado, mantido dentro da caixa, e não fora, que é utilizado.

O emprego de embalagens de papelão ondulado ressurgiram com alguma força nos últimos tempos devido à tendência a se cuidar e proteger o ambiente. 

Hoje o papelão é fabricado com um conteúdo parcial de fibras recicladas, com o que preservamos o meio ambiente e facilitamos nosso dia a dia.