publicidade
Mapa do Site Anuncie sua empresa Anucie sua oferta Cadastre-se
Sucata de Metais Ferrosos Sucata de Metais Não-Ferrosos Sucata de Plástico Sucata de Papel e Papelão Sucata de Eletrônicos Sucata em Geral
em artigos site todo

Origem e Idade do Bronze


O bronze é um conjunto de ligas metálicas que tem o cobre como base. Entende-se por liga metálica um material que contém dois ou mais metais ligados entre si. A adição de outros elementos, além do cobre, como estanho, zinco, alumínio, antimônio, fósforo, permite ao Bronze alcançar a característica de ser mais resistente. O Cobre isolado não garante as propriedades adquiridas pela junção de vários metais.

O bronze (do persa biring, cobre) é o nome com o qual se denomina toda uma série de ligas metálicas que têm como base o cobre e proporções variáveis de outros elementos como estanho, zinco, alumínio, entre outros, com o objetivo de obter características superiores às do cobre, para certos objetivos.        

Foi a primeira liga fabricada conscientemente: consistia em misturar um mineral de cobre (calcopirita, malaquita ou outro) com o estanho (cassiterita) em um forno alimentado com carbono (carvão vegetal). O anidrido carbônico reduz os minerais a metais, cobre e estanho, que se fundem e se ligam. Por esses e outros motivos a liga de Bronze substituiu seu metal de origem ganhando espaço no mercado. Possui as vantagens de ser um material não corrosivo e de fácil manuseio, podendo ser polido e trabalhado com facilidade; seu ponto de fusão varia entre 900º C e 1000º C.

O Bronze foi muito utilizado na fabricação de estátuas e objetos de decoração pelas suas vantagens e pelo diferencial de ser obtido em várias cores e tonalidades. Dentre os objetos feitos com Bronze estão: sinos para Igrejas, medalhas, armas, ferramentas em geral, entre outros. A Idade do bronze é o período da civilização onde ocorreu o desenvolvimento desta liga metálica, resultante da mistura de cobre e estanho. Iniciou no oriente médio em torno de 3300 a.C.

A data de adoção do bronze variou segundo as diferentes culturas:

• Na Asia central (Afeganistão, Irã, etc) o bronze chega em torno de 2000 a.C.

• Na China, foi adotado na dinastia Shang.

 • No mar Egeu se estabeleceu uma área de intenso comércio do metal, principalmente em Chipre onde existiam minas de cobre, vindo o estanho das ilhas britânicas.

• Na Europa central, este período iniciou a partir de 1800-1600 a.C. O final da idade do bronze se deu entre 1300-700 a.C, quando iniciou a metalurgia do ferro, metal superior ao bronze em relação a dureza e abundância de jazidas.