publicidade
Mapa do Site Anuncie sua empresa Anucie sua oferta Cadastre-se
Sucata de Metais Ferrosos Sucata de Metais Não-Ferrosos Sucata de Plástico Sucata de Papel e Papelão Sucata de Eletrônicos Sucata em Geral
em artigos site todo

O Zinco na Saúde do Homem


O zinco é um dos metais historicamente mais utilizados pela humanidade. Ele tem muitas aplicações, e é muito usado nas indústrias farcêuticas e cosméticas. Vamos examinar sua aplicação cosmética, já que algum composto deste mineral atua todos os dias no do ser humano, em benefício da sua pele e saúde.

O óxido de zinco (ZnO), é um pó branco muito fino, sem odor e nem forma, cujo uso principal é como adstringente  (fecha os poros da pele); é protetor em diferentes transtornos menores, usado em desodorante e outros produtos.

 

Em defesa da pele

 

Definitivamente, o principal uso do óxido de zinco consiste em prevenir danos a nossa epiderme e acelerar o alivio de pequenas feridas e inflamações, já que esta substancia tem a capacidade de aderir-se a superfície e formar fina camada ou película protetora que isola os fatores externos que puderam causar o dano e aumentar a lesão.

Desta maneira, tanto uma pele saudável como uma inflamada ou lesionada pode contar com um escudo que impede a irritação pelo ar, diminuindo assim o ardor; também possui ação refrescante e efeito secante (elimina a umidade), motivo pelo qual gera um meio desfavorável para o crescimento bacteriano e diminui a possibilidade de infecções. Finalmente, há que dizer que é um composto insolúvel na água, pelo que a pele não pode absorvê-lo.

 

Pele de bebê

 

No caso da dermatite causando rachaduras, pode utilizar-se uma pomada que contenha oxido de zinco, já que este forma uma camada que protege a pele dos fatores irritantes e dá a oportunidade de ela se auto-reparar.


Higiene Pessoal

 

O óxido de zino também é utilizado na fórmula de alguns desodorantes axilares, sobretudo em barra, e corporais, mesmo que se encontrem disponíveis em forma de talco.

O óxido de zinco é também usado na saúde bucal, já que é empregado na elaboração de artefatos úteis na reparação de peças dentais.

Estes são apenas alguns exemplos de aplicações do zinco, o que dá para perceber que o leque é muito grande. 

 



Fonte: ICZ