publicidade
Mapa do Site Anuncie sua empresa Anucie sua oferta Cadastre-se
Sucata de Metais Ferrosos Sucata de Metais Não-Ferrosos Sucata de Plástico Sucata de Papel e Papelão Sucata de Eletrônicos Sucata em Geral
em artigos site todo

Cobre na Culinária

O cobre tem um índice de transmissão de calor extremamente elevado e uniforme, o que o torna excelente para cozinhar os alimentos. Sua distribuição homogênea de calor faz com que sejam preservados os valores nutritivos dos alimentos.

 

Obviamente, para obter os melhores resultados, não basta ter apenas uma simples panela de cobre.Panelas feitas de cobre são muuito úteis na culinária. A panela deve ter uma espessura adequada, pois a qualidade do cozimento depende da margem "térmica" resultante da espessura da panela. Muitas das panelas de cobre atualmente comercializadas são muito leves, para torná-las mais acessíveis pelo preço.

 

No início do século 20, as panelas passaram a ser feitas de alumínio, por serem mais baratas e mais leves do que as de cobre, e na década de setenta surgiram as panelas de aço inox, com o que as de cobre cairam no desuso. Entretanto as novas panelas de aço inoxidável apresentam algumas desvantagens, como por exemplo, baixo índice de transmissão de calor. Isto significa que o alimento em contato com o fundo da panela é exposto a um calor muito superior ao resto da comida. Agitando você pode cozinhar o todo, mas o cozimento nunca será uniforme devido a variações na temperatura, o que pode afetar negativamente o resultado final.

 

Com as panelas de cobre, pelo contrário, o calor envolve e acaricia alimentos; ademais, cozinhar com panelas de cobre é mais rápido e respeita os aPanela de cobre com alça.romas e sabores. Para a conservação da panela de cobre, é recomendável a utilização de utensílios de madeira, para evitar estanhagem, a qual é prejudicial. Use o fogo baixo (como já dissemos, o cobre tem uma potência de transmissão muito elevada de calor). Recipientes de cobre podem ser lavados com muita facilidade, desde que o alimento não fique aderido a eles. Além disso,  podem ser levados diretamente para a mesa: são tão bonitos, que é uma pena usar tijelas ou outros utensílios.

 

Limpeza - A superfície interna deve ser lavada com produtos não-abrasivos. O possível aparecimento de manchas no fundo da panela é devido à acidez de alguns alimentos, mas não compromete o desempenho e tampouco a segurança do produto.