publicidade
Mapa do Site Anuncie sua empresa Anucie sua oferta Cadastre-se
Sucata de Metais Ferrosos Sucata de Metais Não-Ferrosos Sucata de Plástico Sucata de Papel e Papelão Sucata de Eletrônicos Sucata em Geral
em artigos site todo

Tempo de decomposição do lixo sem a reciclagem.


Umas das grandes contribuições da reciclagem é em relação à limpeza do meio ambiente. Se não fosse pela reciclagem, muitos materiais demorariam anos para se decompor livremente na natureza. Abaixo você encontra uma lista, com o tempo estimado de decomposição de alguns materiais, que usamos no nosso dia a dia e que, ao jogá-los em qualquer lugar, estamos prejudicando seriamente  o meio em que vivemos

 

Lixo

Tempo de decomposição

Papel

03 a 06 meses

Pano

de 6 meses a 1 ano

Filtro de cigarro

de 05 a 10 anos

Tampa de garrafa

15 anos

Madeira pintada

15 anos

Sacos plásticos

de 30 a 40 anos

Lata de conserva

100 anos

Latas de alumínio

200 anos

Plástico

450 anos

Fralda descartável

600 anos

Garrafas de vidro

indeterminado

Garrafas de plástico (pet)

tempo indeterminado

Vidro

1 milhão de anos

 

 

3 meses - Num lugar úmido, o papel leva três meses para sumir e ainda mais do que isso em local seco.  Jornais podem permanecer intactos por décadas.

6 meses - O processo de decomposição do fósforo é lento e, em um ambiente úmido, um fósforo não se destrói antes de seis meses.



1 a 2 anos - Um cigarro pode demorar de um a dois anos para se decompor, tempo em que as bactérias e fungos digerem o acetato de celulose existente no filtro. Jogar um cigarro sem filtro no campo é menos nocivo, uma vez que o tabaco e a celulose levam quatro meses para sumir. Contudo, se jogado no asfalto, o tempo de vida da bituca é maior.

10 anos - Os metais, em princípio, não são biodegradáveis. Uma lata de aço se desintegra em uns dez anos, convertendo-se em óxido de ferro. Já uma lata de alumínio não se corrói nunca.

Mais de 100 anos - A durabilidade e resistência à umidade e aos produtos químicos dos plásticos impedem sua decomposição. Como esse material existe há apenas um século, não é possível determinar seu grau de biodegradação, mas estima-se que uma garrafa de plástico demoraria centenas de anos para desaparecer.

4000 anos – O vidro por ser composto de areia, sódio, cal e vários aditivos, os microorganismos não conseguem comê-lo. Um recipiente de vidro demoraria 4.000 anos para se desintegrar pela erosão e ação de agentes químicos

Fonte: Agricultura Orgânica - Adaptado Web Sucata