publicidade
Mapa do Site Anuncie sua empresa Anucie sua oferta Cadastre-se
Sucata de Metais Ferrosos Sucata de Metais Não-Ferrosos Sucata de Plástico Sucata de Papel e Papelão Sucata de Eletrônicos Sucata em Geral
em noticias site todo
30/09/2010 - 17:12 - Por: Reuters

Vale diz que não faz sentido precificar minério com base no aço

"Os dois mercados possuem dinâmicas de oferta e demanda diferentes"

Uma ideia lançada pela associação que representa as siderúrgicas da China, de que os preços do minério de ferro deveriam ser definidos com base nos valores do aço, foi descartada pelo nesta quarta-feira por José Carlos Martins, diretor-executivo de metais ferrosos da Vale.

O diretor da maior produtora de minério de ferro do mundo afirmou ainda que a crescimento da demanda por aço na China, maior mercado para o metal do mundo, será retomado no início de 2011.

Na terça-feira, o secretário-geral da Cisa (Associação de Ferro e AÇo da China), Shan Shnaghua, disse que os preços para o minério de ferro deveriam ser baseados nos valores do aço, considerando o gigantesco setor de aço da China como formador de preço em vez de tomador de preço.

Mas Martins disse não ver necessidade de incorporar os preços de aço na precificação de minério de ferro, já que os dois mercados possuem dinâmicas de oferta e demanda diferentes, na sua opinião.

"Não faz sentido", disse Martins.

As afirmações foram feitas em conferência em Dalian que normalmente marcavam o início das negociações anuais de preços para o minério de ferro, mas o sistema de décadas entrou em colapso no último ano.

A precificação do minério de ferro em bases trimestrais está funcionando de forma satisfatória, disse o diretor da Vale.

"Por enquanto, não vejo necessidade de vender no spot, já que consumidores estão cumprindo seus compromissos com a gente."