publicidade
Mapa do Site Anuncie sua empresa Anucie sua oferta Cadastre-se
Sucata de Metais Ferrosos Sucata de Metais Não-Ferrosos Sucata de Plástico Sucata de Papel e Papelão Sucata de Eletrônicos Sucata em Geral
em noticias site todo
24/08/2010 - 16:20 - Por: InfoMet

Mesmo com mercado favorável, fundições ainda querem melhor divulgação

"O custo do ferro fundido é “mais barato na proporção de 2 para 1, ou seja, um produto em aço que mudasse para ferro fundido o preço cairia pela metade”

De acordo com a Associação Brasileira de Fundição – Abifa, embora o setor de fundidos tenha fechado os sete primeiros meses do ano com produção de 1,818 milhões de toneladas, 53% maior do que o registrado em 2009, as indústrias que trabalham com ferro fundido ainda sentem a falta de conhecimento dos benefícios do produto.

Marcelo Gonçalves, da Fundição Santa Rita, empresa que atende o mercado da construção civil, fogões industriais, fornos residenciais, alta tensão e peças mecânicas, diz que a empresa está “indo muito bem”, seguindo os dados do levantamento, mas lamenta que o ferro fundido ainda não seja melhor utilizado pela indústria.

“O ferro é um metal mais barato que o aço e também menos complexo no processo de fusão, portanto, dependendo do tipo de peça, seria muito interessante para o cliente migrar suas peças para o ferro fundido. Como é o caso de algumas peças fabricadas em aço 1010, 1020 que poderiam ser substituídas pelo ferro fundido nodular”, destaca Gonçalves.

Além da qualidade, ele destaca que o custo do ferro fundido é “mais barato na proporção de 2 para 1, ou seja, um produto em aço que mudasse para ferro fundido o preço cairia pela metade”.

Ele diz que falta organizar e divulgar os benefícios do ferro fundido em comparação ao aço para que o produto possa ganhar ainda mais espaço no mercado metalúrgico.